Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Pesquisa do IBOP!

Por que Faltam bons educadores nas escolas!
18 mar 2010


Não é segredo que a carreira de professor não atrai os jovens. Uma pesquisa recém divulgada pela revista Nova Escola, publica pela Editora Abril, e realizada pela fundação Victor Civita e fundação Carlos Chagas revela quais os aspectos que mais afastam os jovens da carreira docente. O levantamento ouviu 1.501 alunos do Ensino Médio de 18 escolas públicas e privadas. Vamos ás conclusões:

Motivos pelos quais os jovens repudiam a carreira de professor:


Baixa remuneração - 40%

Falta de identificação profissional ou pessoal - 32%

Desinteresse e desrespeito dos alunos - 17%

Desvalorização social do professor - 17%

Más condições de trabalhos - 12%

Outros - 15%


Os números acima revelam uma triste realidade por si mesmo. Mais grave, no entanto, é pensar que as previsões de crescimento econômico pelo Brasil para 2010 estão entre 4,6% (segundo o ex- ministro Maílson de Nóbrega) e 6% (segundo Jim O'Neill, economista chefe do banco de investimentos americanos Goldman Sachs).

Considerando os próximos cinco anos, fala- se em um crescimento do PIB em torno de 5% ao ano. O que significa que a falta de gente com um diploma debaixo do braço vai se tornar crítica - muito mais do que já é hoje. Em outras palavras, olhando para as conclusões da pesquisa da Fundação Victor Civita e Fundação Carlos Chagas e considerando as previsões para a economia brasileira para os próximos anos fica a pergunta: como vamos aproveitar as oportunidades de crescimento se o setor de Educação não consegue atrair gente nova - e competente? Se não tem professor, não tem profissional qualificado. E sem gente capacitada não tem como desenvolver todo o potencial de crescimento do país. Vamos ver qual a proposta dos candidatos á presidência para essa questão a partir de algumas semanas.


Fonte: http://renatagabriel-nate.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário